Cursos Webinares Público Alvo Informativos Estrutura Coordenação Contatos  

  Equipo odontológico

O equipo odontológio é uma unidade composta de válvulas de ar/água, que funciona com ar comprimido (gerado por um compressor). As válvulas devem estar calibradas para que a pressão de ar/água seja adequada ao uso das turbinas de uso odontológico, aumentando a vida útil desses acessórios.

Existem três tipos de equipos: módulo, kart e portátil (não acompanham as canetas odontológicas)


módulo

kart

Flexvet Junior

Flexvet Miniflex


Ambos os equipos módulo e kart necessitam de um compressor de ár (isento de óleo). Os equipos portáteis da Flexvet tem a vantagem de ter o compressor junto do equipo. A diferença entre o modelo Junior e Miniflex é que o primeiro tem reservatório para o ar comprimido e o segundo não, diminuindo o peso do equipamento. Além disso, a qualidade das válvulas é importante para o bom trabalho do profissional. Os equipamentos Flexvet são, de longe, os melhores do mercado.


reservatório de água

seringa tríplice


sistema Borden


pedal

Reservatório de água:

- Presente em todos os equipos, importante verificar se a garrafa plástica suporta pressão, semelhante às garrafas pet de refrigerante. Sugerimos usar água destilada para diminuir a chance de acúmulo de biofilme nas mangueiras do equipo. Alguns profissionais sugerem colocar 1ml de solução de Dakin para 500 ml de água para evitar formação de lodo no interior da tubulação.

Seringa tríplice:

- Apesar de possuir dois botões apenas, um para ar e outro para água, ao apertar os dois botões juntos cria-se um spray de água, que seria a terceira função da seringa tríplice.

Sistema Borden:

- É importante verificar se o sistema das turbinas (canetas) de alta e baixa rotação seguem o mesmo sistema de saida do equipo odontológico. Fora do país, é muito comum encontrar o sistema Midwest de 4 buracos, porém no Brasil o sistema largamente utilizado é o Borden de 2 buracos. Por isso, sugerimos atenção antes de comprar canetas odontológicas importadas

Pedal:

- O pedal é utilizado para liberar o ar comprimido ao utilizar as canetas de alta e baixa rotação acopladas ao equipo odontológico.





 



"... Proporcionar aos alunos a melhor experiência no aprendizado de odontologia veterinária..."


Nossa missão, no CTEOV, é proporcionar aos alunos, a melhor experiência no aprendizado de odontologia veterinária, através de aulas teóricas e práticas, onde cada aluno recebe todo o material e equipamento necessário, em treinamentos que simulam as condições reais de trabalho. Nossa responsabilidade, como educadores, é de transformar cada aluno em um expert, transmitindo segurança e o melhor aprendizado